Assessoria de Memória

 

O que a Defensoria Pública da União teria para falar e mostrar em termos de registros históricos daqui a 50 anos? Haverá a possibilidade de entrevistar pessoas que participaram de sua origem e criação? Os documentos, fotos e materiais estarão guardados de forma adequada a preservar a memória da instituição? Na tentativa de responder a esses questionamentos e em razão de tê-los, nasceu o Projeto Memória da Defensoria Pública da União, com a criação do Comitê Gestor da Memória Institucional, em 2012, que se transformou em Assessoria da DPGU em 15 de Dezembro 2015.

A Assessoria de Memória da DPU se justifica não somente pelo momento de ampliação e renovação pelo qual a Defensoria está passando, como também por uma preocupação quanto ao levantamento e recuperação de informações importantes para a valorização da memória e das pessoas que construíram sua história. O objetivo é tornar essas informações mais acessíveis ao público, dar visibilidade à instituição e contribuir para disseminá-la no meio social e organizacional do Estado Democrático de Direito.

O resgate da memória, além de apontar fatos, objetos e pessoas que marcaram a instituição, divulgando-a com mais precisão e objetividade para a mídia e a sociedade como um todo, conta ainda a luta dos vulneráveis. Contar a história da DPU é contar a história do Direito, da pacificação social, das políticas públicas, da igualdade, dos direitos humanos e, acima de tudo, da Justiça.

 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (Administrativo)
Telefone: (61) 3318-1629 / 1634
Endereço: SAUN, Quadra 5 , Centro Empresarial CNC, Bloco C , 17º andar, CEP 70.040-250 - Brasília-DF.