A Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais – ANADEF é uma entidade de classe, de âmbito nacional e entre seus inúmeros objetivos estatuários destacam-se o fortalecimento da Defensoria Pública da União e da carreira de Defensor Público Federal. Ao longo de seus mais de trinta anos de existência, tem se dedicado à temática da assistência jurídica integral, gratuita e pública aos necessitados, defendendo intransigentemente os agentes políticos responsáveis por tão relevante atribuição: os Defensores Públicos.
Fundada em 2 de julho de 1981, Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais – ANADEF – foi originariamente chamada de Associação dos Membros da Assistência Judiciária Militar Federal, e constituída por advogados de ofício atuando junto à Justiça Militar. Em 06/11/1995, em assembleia geral, o nome da Associação passou a ser Associação dos Defensores Públicos da União (ADPU). Com edição da Lei Complementar n. 80/94, atendendo-se à determinação expressa prevista nos artigos 5º, inciso LXXIV e 134 da Constituição Federal de 1988, foi criada a instituição da Defensoria Pública da União e a carreira dos Defensores Públicos da União, modificando-se a denominação da entidade e adequando-a à nova ordem constitucional. A partir de então, sua denominação passou a ser Associação Nacional dos Defensores Públicos da União – ANDPU.
Em 2003, por meio de Assembleia Geral Extraordinária foi deliberada a mudança da sede da associação do Rio de Janeiro para Brasília, onde é mantida até hoje. Ao ser sancionada, em 2009, a Lei Orgânica da Defensoria Pública deu nova denominação à carreira, e a nomenclatura do cargo de defensor público passou de “da União” para “Federal”, o que provocou nova alteração na denominação da entidade, que passou a se chamar de Associação Nacional do Defensores Públicos Federais – ANADEF.