slide estudante visita sala paz bannerBrasília – A Defensoria Pública da União (DPU) recebeu a visita do estudante Roberto Augusto Brito Alves, 17 anos, recém-aprovado no curso de Direito da Universidade de Brasília (UnB) pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS). Recebido pelo defensor público-geral federal, Carlos Eduardo Paz, nesta quinta-feira (8), na sede da DPU em Brasília, o estudante morador de Santa Maria (DF) veio a convite dele, após tomar conhecimento pela mídia de que Roberto é o primeiro de sua família a cursar ensino superior e tem o desejo de tornar-se defensor público.

Formado pelo Centro de Ensino Médio (CEM) 404 em Santa Maria, região administrativa a 26 quilômetros do centro de Brasília, Roberto afirmou que em seu ciclo de convivência não é comum conhecer pessoas que cursam o ensino superior. “As injustiças a que assisti de perto me motivaram a procurar uma profissão na qual eu pudesse ajudar pessoas que vêm de uma situação humilde como a minha”, argumentou. Filho de diarista e de encarregado em serviços gerais, Roberto tem um irmão assistido pela DPU e manifestou preferência pela área de atuação em Direitos Humanos: “se existem os Direitos Humanos, é porque existe um ideal de vida para a sociedade que me motiva a fazer a diferença”.

Ao apresentar o trabalho da Defensoria e falar da cobertura judicial em todas as instâncias necessárias aos cidadãos, o defensor-geral deu boas-vindas ao recém-aprovado: “Quadros como você, que têm vivência nas temáticas nas quais a DPU atua e, além disso, manifestam vocação para ajudar as pessoas, são muito importantes para a instituição. Desejo que tenha sucesso na sua carreira de advogado e possa um dia realizar o sonho de tornar-se defensor”.

Durante a visita, Roberto também foi recebido pelo secretário-geral de Controle Interno e Auditoria, defensor Elzano Antonio Braum, e pelo defensor nacional de Direitos Humanos, Anginaldo Oliveira Vieira.

Roberto também visitou o setor de atendimento da DPU, acompanhado da professora Bernardina Leal, coordenadora da Assessoria de Memória, que apresentou a ele as exposições fotográficas Presença entre Ausências e Domus, realizadas pela DPU em parceria com o Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb).

MRA/MGM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União