slide dpu gabriel senado foto senado federalBrasília – Nesta quarta-feira (7), às 10h, o defensor federal Gabriel Faria Oliveira toma posse como defensor público-geral federal. A cerimônia, realizada na sede da Defensoria Pública da União (DPU), em Brasília, contará com a presença do presidente da República, Michel Temer, e outras autoridades.

dpgu gabriel foto senado federalOliveira foi o mais votado em lista tríplice e indicado pelo presidente. Antes de ter seu nome aprovado, enfrentou uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, além de ser aprovado pelo plenário da casa.

Profissionais de imprensa interessados em cobrir a cerimônia de posse devem realizar o credenciamento até as 9h do dia 7 de novembro, pelo site da Presidência da República.

Perfil do novo defensor-geral
Gabriel Faria Oliveira tem 39 anos e é natural de Florianópolis, Santa Catarina. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem pós graduação em Direito Público pela Universidade do Vale do Itajaí, em convênio com o Instituto dos Juízes Federais do Estado de Santa Catarina (IJUFE).

Foi servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina ; advogado da União e, desde 2006, atua como defensor público federal. Já ocupou os cargos de defensor chefe das unidades da DPU em Curitiba e Umuarama (PR) e em Florianópolis (SC), além de ter sido subchefe da unidade do Mato Grosso. Na Defensoria, destacou-se na atuação em favor da saúde da mulher, dos direitos dos pacientes com câncer e dos doentes renais.

Gabriel Faria Oliveira também já ocupou a presidência da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), no biênio 2011-2013, e exerceu o magistério, ministrando aulas sobre os princípios institucionais da Defensoria Pública.

Leia também
Plenário do Senado aprova Gabriel Faria Oliveira para defensor-geral
CCJ do Senado aprova Gabriel Oliveira para defensor público-geral federal

KNM
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União