Saiba mais sobre o atendimento da DPU à população em situação de rua. O papel de articular o trabalho da DPU com o das redes de proteção fica por conta do Grupo de Trabalho GT Rua. Além disso, uma portaria da instituição estabelece que, além dos defensores públicos, psicólogos e assistentes sociais devem participar do atendimento.


 

 

A DPU oferece assistência jurídica gratuita para brasileiros no exterior – e para estrangeiros no Brasil – que não têm condições de pagar um advogado. A Defensoria atua na prevenção e repressão ao crime, além da responsabilização dos autores e apoio e proteção às vítimas.


 

 

O primeiro contato que o cidadão tem com a DPU ocorre no atendimento. Para o supervisor do atendimento da DPU em Brasília, Jorge Jaegger, o setor é a vitrine da instituição, por isso precisa estar bem estruturado. Nesta edição, trazemos informações sobre o atendimento à população.


 

 

As inscrições do 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União estão abertas até o dia 5 de setembro. Este ano, os estudantes deverão desenvolver o tema "Mais Direitos, Menos Grades!". O certame é destinado a alunos do ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos, assim como a adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa e a adultos em situação de privação de liberdade, desde que matriculados em escola da rede pública ou de ensino técnico. Os vencedores receberão tablets e premiação em dinheiro.


 

O dia 28 de junho marca a Rebelião de Stonewall, como ficou conhecido um incidente ocorrido em Nova Iorque em 1969. Na ocasião, o público que frequentava o bar Stonewall, em grande parte formado por gays, travestis, e outros grupos marginalizados, reagiu à constante repressão da polícia no local. O incidente daria origem, mais tarde, às paradas do orgulho LGBTI. No Acesso à Justiça #126, você vai conhecer a atuação da Defensoria Pública da União para garantir os direitos da população LGBTI.